SOCESP
10 a 12 de junho de 2021

Tema Livre

TRABALHOS APROVADOS > RESUMO

REMODELAMENTO REVERSO DA FUNÇÃO VENTRICULAR DIREITA APÓS RESSECÇÃO DE METÁSTASE INTRACARDÍACA EXTENSA

Juliana Maria Martins Papaléo Paes, Natalie Christine Braz Fernandes, Bruna Gonçalves Gustinelli, Leonardo Antunes Mesquita, Lucas Coelho Gonçalves Bichara, Isis dos Santos Mockdece, Carla Cecilia Leite, Fábio Fernandes, Viviane Tiemi Hotta
INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HCFMUSP - - SP - BRASIL

Introdução: Apesar de raras, as massas cardíacas metastáticas tem sua prevalência aumentada em razão da maior sobrevida dos pacientes oncológicos. Na maioria dos casos, as metástases cardíacas podem ocorrer em indivíduos com doença neoplásica avançada, mas também em pacientes com neoplasia indolente após anos de evolução como no sarcoma estromal endometrial (SEE). Relatamos o caso de uma paciente que após 17 anos do tratamento de SEE apresentou metástase intracardíaca extensa diagnosticada através do ecocardiograma transtorácico (ETT) e remodelamento reverso completo após tratamento cirúrgico.
Relato: Paciente do sexo feminino, 59 anos, com dispnéia progressiva há três meses, dispneia aos grandes esforços, edema de membros inferiores e aumento do volume abdominal. Referia antecedente de SEE submetida à histerectomia total e radioterapia há 17 anos. Ao exame físico, notou-se sopro sistólico 3/+6 em borda esternal esquerda, estase jugular, refluxo hepato-jugular, hepatomegalia e edema em membros inferiores. O ETT mostrou aumento importante de câmaras direitas, extensa massa hiperecogência aderida à região média e apical da parede livre do ventrículo direito (VD) com extensão à via de saída do VD, disfunção sistólica moderada do VD, insuficiência tricúspide de grau moderado e hipertensão pulmonar. Optado por conduta expectante. Após três meses, evoluiu com piora da dispnéia e lipotimia. Novo ETT evidenciou piora da função do VD e do grau de insuficiência tricúspide, além de obstrução de via de saída pela massa de grandes dimensões em VD e PSAP de 99 mmHg. Foi realizada ressecção de massa tumoral intracardíaca e plastia de valva tricúspide. No seguimento clínico, após um ano, o ETT demonstrou câmaras cardíacas direitas de dimensões normais, recuperação completa da função sistólica de VD e ausência de insuficiência tricúspide. Após três anos, a paciente permaneceu sem queixas ou sinais clínicos mantendo função ventricular preservada.
Conclusão: As metástases cardíacas tardias do SEE são extremamente raras. A paciente deste relato apresentou sintomas decorrentes de metástase intracardíaca após 17 anos do tratamento de SEE. O ETT mostrou-se como método de imagem essencial para o diagnóstico do tumor intracavitário, caracterização da lesão, identificação de acometimento cardíaco, seguimento clínico e identificação do remodelamento reverso importante do VD após o tratamento cirúrgico.

Realização e Secretaria Executiva

SOCESP

Organização Científica

SD Eventos

Agência Web

Inteligência Web
SOCESP

41º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo

10 à 12 de junho de 2021